Notícias Fecomercio

29 de November de 2018

Confiança do consumidor inicia processo de retomada gradual


Apesar de os consumidores se mostrarem mais seguros em relação às suas condições sociais e financeiras, os empresários devem continuar a evitar endividamentos e altos estoques

A decisão das eleições de 2018 é um marco na retomada gradual da confiança do consumidor. Em novembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo avançou 6,1% e passou para 114,5 pontos. É a quarta alta seguida do indicador, que varia de 0 a 200 pontos (do pessimismo ao otimismo total). Na comparação interanual, a alta foi de 10,1%.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) alerta que, apesar de os consumidores se mostrarem mais seguros em relação às suas condições sociais e financeiras, os empresários devem continuar a evitar endividamentos e altos estoques.

Em novembro, os dois componentes do ICC avançaram na comparação com o mês anterior. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) subiu 6,7% e atingiu 84 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o item mostrou alta de 16%. O Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC) cresceu 5,9% e registrou 134,8 pontos em novembro, sendo que, no comparativo anual, a alta foi de 7,9%. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias
WordPress › Error

There has been a critical error on this website.

Learn more about troubleshooting WordPress.